Dengue

Fique por dentro dos hábitos do mosquito da dengue e dos sintomas da doença
Ele gosta de água parada, prefere voar durante o dia e transmite um vírus perigoso. Saiba mais sobre o Aedes aegypt e como ele ameaça a sua saúde. O paciente com dengue apresenta, entre outras coisas, febre, cansaço intenso, dores e manchas no corpo.
A doença
Já foram identificados quatro tipos de dengue. A dengue hemorrágica é a mais grave e pode levar à morte. Quem já teve a doença causada por um tipo específico do vírus não volta a ter. Ou seja, quem já foi contaminado pelo tipo 1 - o mais clássico - só pode ter dengue novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.
Os sintomas
A dengue pode ser confundida com uma gripe forte. Identificar os sintomas, que duram entre dois e sete dias, é fundamental. Confira:
· Febre alta (40 graus)
· Forte dor de cabeça
· Dor no fundo dos olhos
· Náuseas e vômitos
· Dor nos ossos e nas articulações
· Pintinhas vermelhas no corpo
· Moleza e cansaço
· Falta de apetite

Vá ao médico!
O tratamento da dengue ameniza os sintomas e evita que a doença se agrave. É importante não tomar remédios por conta própria e procurar um médico para o diagnóstico correto.

Como reconhecer o mosquito da dengue
Essas são as características do Aedes aegypt.

Picadas diurnas
A dengue é transmitida pelo Aedes aegypti. O mosquito pica uma pessoa com a doença e carrega o vírus para dentro de si. A partir daí, começa a espalhá-lo picando e contaminando outras pessoas. Em geral, isso acontece no começo da manhã ou no fim da tarde. Somente as fêmeas infectam o ser humano.
Como o mosquito não voa muito alto - no máximo a meio metro do chão -, ele pica com mais frequência pés, tornozelos e pernas das pessoas.
Modo de reprodução
O mosquito se reproduz em água parada. Por isso, cuidado com:
· Pneus: mantenha-os secos e em local coberto.
· Garrafas: guarde-as com a boca virada para baixo.
· Caixas d’água: confira se a tampa está bem fechada e vede brechas e rachaduras.
· Vasos de planta: coloque areia no prato para evitar o acúmulo de água.

Dengue: mitos e verdades

Em 2011, já são mais de 3 mil casos da doença, só no Rio de Janeiro. Veja algumas dicas de como se proteger:
Gravidade: nem sempre a dengue se mostra na forma mais severa. Algumas pessoas contraem o vírus e não apresentam sintomas.
Água limpa: o mosquito não se reproduz em água de esgoto. No entanto, uma água que consideramos suja pode ser limpa para a reprodução dos insetos.
Andares altos: os mosquitos podem voar alto, se não conseguirem alimento faiclmente. Eles também podem subir em elevadores.
Ar-condicionado: em temperaturas baixas os mosquitos ficam menos agitados e , portanto, picam menos.
Ventiladores: rajadas de vento dificultam, mas não impedem o mosquito de voar.
Repelentes: deve ser repassado várias vezes ao dia para garantir proteção adequada.
Vitamina B: não há estudos que comprovem que a ingestão de vitamina B possa proteger contra a picada do mosquito da dengue.
Pernas: o mosquito voa em alturas baixas. Porém, se não encontrar alimento, poderá voar mais alto em busca de outra parte do corpo para picar.
Transmissão: nem todo mosquito Aedes Aegypt transmite a dengue, somente os insetos infectados com o vírus.
Picada: para o mosquito transmitir a dengue, ele deve conseguir penetrar no vaso sanguíneo da vítima e expelir saliva, que é altamente infectada pelo vírus.
Crianças: o uso de repelentes não é indicado para crianças com menos de 2 anos de idade. As mais velhas devem usar o produto apropriado. Há repelentes específicos no mercado.

Nenhum comentário:

Visitas

Flag Counter

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Postagens + visitadas

Blogger da Bianca Peres

Blogger da Bianca Peres
Bιᥲᥒᥴᥲ Pᥱrᥱs ⒷⒾⒶ ✿❀☮