Embora o coeficiente de inteligência — ou QI — não deva ser entendido como sinônimo de que uma pessoa é mais esperta do que outra, quem é que não se sente curioso em saber se a sua pontuação é alta ou baixa? Então, prepare-se para assistir ao vídeo abaixo, produzido por pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA.
A animação está em inglês, mas tudo o que você precisa fazer é prestar atenção nas barras que aparecem durante a animação. Primeiro, confira se você consegue perceber algum movimento. Depois, preste atenção no sentido em que as barras se movem — da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita —, e se é mais fácil identificar esse movimento nos desenhos maiores ou menores. Preparado ?
Barrinhas e movimento Como você pode conferir, as imagens são apresentadas em tamanhos diferentes, e os pesquisadores mediram quanto tempo os participantes do estudo precisavam para identificar a direção na qual as barras se moviam. Eles descobriram que os indivíduos com mais facilidade para perceber o movimento nos desenhos menores de um modo geral também eram os que apresentavam os QIs mais altos.
Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque as pessoas com coeficientes de inteligência mais altos parecem ter uma maior facilidade em perceber o movimento das barras menores, já que filtram melhor o que está acontecendo no fundo, focando sua atenção em coisas pequenas com mais eficiência.
Vale lembrar que ter um QI alto não significa, necessariamente, que um indivíduo é superinteligente, já que se trata de um teste padronizado que apresenta uma medida muito específica como resultado. Medir a inteligência humana como um todo é muito mais complexo do que isso, e tudo o que o experimento do vídeo faz é ajudar a prever o resultado dos testes-padrão. E você, leitor, teve o resultado esperado depois de assistir a animação ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário