Curiosidades - facebook
18 coisas que você não sabia que o Facebook sabe sobre você
14 Junho 2018 - Nicole Nguyen
Inclusive informações sobre suas atividades online e offline e outros dispositivos que estão na sua rede Wi-Fi.
Quando o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, depôs perante o Congresso dos EUA em abril, após o escândalo da Cambridge Analytica, ele disse que mandaria sua equipe responder às perguntas que ele não conseguiu esclarecer por completo durante a audiência.
Nesta semana, o Congresso divulgou um extenso documento com as respostas escritas para aquelas perguntas.
As respostas são um ótimo lembrete de que o Facebook registra diversas informações a seu respeito, incluindo:
1. informações sobre "computadores, telefones, TVs e outros dispositivos conectados à rede", além de seu "serviço de provedor de internet e a operadora de seu celular"
2. "movimentos do mouse" do seu computador
3. "nomes e arquivos de aplicativos" (e os tipos de arquivos) de seus dispositivos
4. se a janela do navegador com o Facebook aberto está em primeiro ou segundo plano, além do tempo, da frequência e da duração das suas atividades ali
5. informações a respeito "dos pontos de Wi-Fi, sinalizadores, torres de celular próximas" e "a intensidade do sinal", o que permite triangular a sua localização ("informações de conexão, como o seu endereço de IP ou conexão Wi-Fi e informações específicas de localização, como o sinal de GPS do seu dispositivo, que nos informam onde você está", disse um porta-voz do Facebook.)
6. informações "sobre outros dispositivos que estão próximos ou na mesma rede"
7. "nível da bateria"
8. "capacidade de armazenamento disponível"
9. "plugins" instalados
10. "velocidade da conexão"
11. "compras que [usuários] fazem" em sites fora do Facebook
12. informações de contatos "como lista de contatos" e, para usuários Android, "histórico do registro de ligações ou SMS" caso esteja sincronizado, para encontrar "pessoas que eles possam conhecer" (veja aqui como desativar o upload de contatos ou apagar os contatos que já foram enviados.)
13. informações "sobre como os usuários usam os recursos da nossa câmera" (o porta-voz do Facebook explicou: "para fornecer recursos como efeitos de câmera, recebemos o que você vê através da sua lente, enviamos para nosso servidor e geramos uma máscara/filtro").
14. a "localização de uma foto ou a data em que um arquivo foi criado" por meio dos metadados do arquivo
15. informações por meio das configurações do seu dispositivo, como "localização do GPS, câmera ou fotos"
16. informações sobre suas " atividades online e offline" e compras em provedores de dados de terceiros
17. "IDs de dispositivos e outros identificadores, como de jogos, aplicativos ou contas que os usuários utilizam"
18. "quando outras pessoas compartilham ou comentam em uma foto, enviam uma mensagem ou fazem upload, sincronizam ou importam as informações de contato"
O Facebook suga muitas das suas informações pessoais quando você o utiliza, quando está perto de dispositivos de outras pessoas com o Facebook instalado e quando faz o login em aplicativos de terceiros ou outros dispositivos (como a sua TV) com o login dele.
É bem comum que sites e aplicativos rastreiem coisas como movimentos do mouse (é assim que o "reCapcha"/verificação "eu não sou um robô" do Google funciona) ou localização. No entanto, o Facebook é o único aplicativo que coleta esse tanto de dados dos dispositivos que você usa e dos sites que visita quando não está no Facebook, usando um pequeno código JavaScript chamado Facebook Pixel e os botões de incorporação "Curtir" e "Compartilhar" nos sites.
Esse dispositivo e as informações de navegação fora do Facebook alimentam o cérebro da rede, junto com informações ainda mais pessoais, como dados de reconhecimento facial e informações de perfil fornecidas pelo usuário — posicionamentos religiosos ou políticos, por exemplo.
Na resposta escrita ao Congresso, o Facebook negou a teoria de que o aplicativo ouve suas conversas grampeando o microfone do seu dispositivo, afirmando que o aplicativo "não se envolve nessas práticas nem captura dados de microfone ou câmera sem o seu consentimento". No entanto, quando questionada se se comprometia a não fazer isso no futuro, a empresa se desviou da pergunta referindo-se à afirmação anterior.
O Facebook não respondeu ao pedido da reportagem para se manifestar.
Via: BF
A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.
No Facebook: 5 coisas que você pode fazer na rede social e não sabia
Clarissa Alves - 15/11/2015
Dicas para o Facebook: 5 coisas que você nem sabia que podia fazer
Veja alguns recursos curiosos que quase ninguém conhece.
Mesmo usando o Facebook o tempo todo - afinal quem vive sem redes sociais hoje em dia? - existem alguns recursos escondidos por lá que talvez você nunca tenha ouvido falar. Nem todos são úteis, não vamos mentir. Mas, pelo menos, são coisas super engraçadas e curisosas. O Purebreak fez uma listinha com algumas pra dividir contigo. Vem ver?
1) Fazer log off de sua conta do Facebook que está conectada em outro dispositivo. Com esse recurso, você consegue proteger sua conta caso tenha esquecido sua conta conectada em algum dispositivo por aí: o PC da biblioteca, o note da sua amiga etc. Acesse 'Configurações' e depois 'Segurança'. Ali aparece uma lista de todos os dispositivos usados para acessar seu face.
O Facebook sabe falar piratês: já viu isso? O Facebook sabe falar piratês: já viu isso?
2) Seu Facebook pode falar "piratês". Basta trocar o idioma, lá na aba de configurações por "English (Pirate)".
3) A rede social tem apenas tons de azul como cores porque o CEO e futuro papai do ano Mark Zuckerberg é daltônico. Ah, e outro detalhe: seu perfil é o único que nenhum usuário do Facebook consegue bloquear.
4) Quando os vídeos saem rolando sozinhos, sem você ter dado play. Dá pra consertar isso! Vá até Configurações e procure opção Vídeos e desabilite o auto-play.
Quem é muito apegado com suas coisas e não confia na internet, pode salvar tudo que já postou no Facebook
Quem é muito apegado com suas coisas e não confia na internet, pode salvar tudo que já postou no Facebook
5) Faça o download de TUDO que está no seu Facebook. Se algum dia você já pensou em guardar o que anda fazendo na rede social: posts, fotos, tudo. O Facebook faz isso compactado em um arquivo ".zip". Mas, atenção: mesmo assim o arquivo pode ficar muito grande e levar um bom tempo para terminar o download. Para fazer isso, vá em Configurações e depois em Geral. Ao final das opções, procure "Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook" (vide imagem).
13 coisas que você não sabia sobre o Facebook
7 de julho de 2014 - Irineu Luiz Ferreira Lima
Que o Facebook é a rede social mais popular do mundo, com 1,3 bilhão de usuários, você já sabe. Que seu dono é o jovem bilionário Mark Zuckerberg, também. Mas há pelo menos outras 13 informações sobre o site que você talvez desconheça. Listamos abaixo algumas curiosidades, reproduzidas do Buzzfeed.
1. Al Pacino foi o primeiro rosto no Facebook
Até 2007, o rosto que ficava no cabeçalho do Facebook era um retrato de Al Pacino jovem. O logo foi criado por Andrew McCollum, colega de sala de Zuckerberg, mas a razão para uma escolha tão específica não foi divulgada.
2. Todos os dias são feitas cerca de 600.000 tentativas de invasão de contas na rede social
As tentativas bem-sucedidas costumam usar a lista de contatos do usuário para enviar spams à lista de amigos com links falsos. Em outros casos, são apenas amigos que querem fazer brincadeiras mesmo.
3. 64% dos usuários que criaram um perfil visitam o site diariamente
As informações são de um estudo do Pew Research Center.
4. O Facebook é apontado como motivo de 1 em cada 3 divórcios britânicos
De acordo uma pesquisa realizada no Reino Unido, a rede social foi mencionada em um terço dos pedidos de divórcio realizados no ano passado. O motivo? É mais fácil encontrar ex-namorados e conhecer novas pessoas sem dar bandeira. Ou quase isso.
5. Por mês, mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Facebook em dispositivos móveis. Isso corresponde a 1/7 da população da Terra.
O Facebook tem mais usuários mensais (1,28 bilhões) do que a população da Índia (1,24 bilhões).
6. Pessoas já foram assassinadas por desfazerem amizades na rede social
Em 2012, um homem no estado do Tenessee, nos EUA, matou a tiros um casal que resolveu não ser mais amigo de sua filha de 30 anos.
7. Mesmo depois de deslogar, a rede social continua rastreando os sites que você visita
Esse ano, o site revelou que vai monitorar as páginas visitadas por seus usuários através do botão "Curtir".
8. Pagando US$ 0,29 , mensagens enviadas a pessoas desconhecidas aparecerão na caixa de entrada, e não na pasta “Outros”, que nunca é visualizada.
9. O Facebook é azul porque Mark Zuckerberg sofre de daltonismo.
Em uma entrevista em 2010, o fundador do site afirmou confunde as cores vermelha e verde. O azul, no entanto, é uma cor que ele consegue distinguir facilmente.
10. Entre 2060 e 2130, o Facebook terá mais perfis de pessoas mortas do que vivas
Uma pesquisa realizada pelo site What if? levou em conta a idade média de usuários da rede e concluiu que os jovens são maioria. Mas essa população vai envelhecer.
11. Digitando o número 4 depois da URL principal do site, você será direcionado automaticamente para o perfil de Zuck.
Os finais 5 e 6 direcionam para Chris Huges e Dustin Moskovitz, cofundadores da página e colegas de faculdade de Mark. Digitando 7 no endereço, o perfil de Arie Hasit, outro amigo de Zuck da época de faculdade, é exibido.
12. Um adulto usuário médio da rede possui 338 amigos
13. O significado de “Poke” nunca foi definido
Em uma entrevista, Zuckerberg declarou que nem ele sabe o propósito do recurso. "Nós pensamos que seria divertido fazer um recurso que não tem nenhum propósito específico".
Facebook: Mark Zuckerberg deixa claro o que não pode ser publicado na rede social.
Pedro Lino - 16/03/2015
Em postagem, o criador da rede social afirma que pornografia, bullying e terrorismo não devem ser publicados.
As coisas estão mudando no Facebook. Desde novembro de 2014, a empresa apresenta alterações nos "Termos de uso", além de criar novas ferramentas para proteger os usuários. Desta vez, quem recebeu atualização foi o Padrão da Comunidade. O documento apresenta o que pode ou não ser dito no site. Mark Zuckerberg publicou a novidade em sua perfil, afirmando que luta para harmonizar a livre expressão dos usuários com regulamentações governamentais.
Na lista "Padrões da Comunidade do Facebook" o usuário tem acesso aos termos da rede social, podendo descobrir mais sobre seus direitos dentro do Facebook. A página ainda pede para que seja avisada caso alguém se sinta desrespeitado por uma publicação: "Se você encontrar algo no Facebook que considerar uma violação aos nossos termos, informe-nos. Lembre-se de que denunciar um conteúdo não garante que ele será removido do site", aconselha.
No texto, Mark acredita que quanto mais as pessoas compartilhar, mas forte é a comunicação. Por isso países que bloqueiam o serviço da rede social só têm a perder: "Acreditamos que quanto mais conectado, maior será o progresso da socieade. Relações crescerão mais fortes, mais empregos e negócios serão criados e governos poderão refletir melhor o valor das pessoas", afirmou empresário que comprou o Whatsapp em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário