221 curiosidades sobre o Egito
28 Curiosidades sobre o Egito
O Egito é o país onde existiu uma das maiores e mais antigas civilizações do mundo, sendo por isso extremamente rico em história e cultura. Por isso, neste artigo vamos desvendar alguns mistérios e algumas curiosidades sobre este país e a sua população.Características sobre o Egito:
Nome Oficial: República Árabe do Egito
Capital: Cairo
Língua Oficial: Árabe
Área: 1 002 450 km²
População: 97 550 000 habitantes
Moeda: Libra Egípcia
Continente: África, Ásia
Curiosidades sobre o Egito:
Antigo Egito
1 – A maioria das pirâmides do Antigo Egito foram construídas com o objetivo de servirem de túmulos para os faraós e para as suas famílias. Até hoje já foram descobertas cerca de 130 pirâmides.
2 – A vida depois da morte foi extremamente importante para os egípcios. Pois eles acreditavam que se preservassem o corpo após a morte, a sua alma seria capaz de viver para sempre. Por isso, os egípcios preservavam os corpos dos humanos e dos seus animais de estimação através de um processo chamado mumificação.
3 – Historiadores acreditam que o rei Menés foi o primeiro faraó do Egito. Sendo que existem várias referências a Menés nos papiros do Antigo Egito, tendo sido também creditado como o responsável pela unificação do alto e baixo Egito. Segundo a literatura, Menés terá reinado durante 60 anos, tendo sido morto por um hipopótamo.
4 – Algumas múmias era embrulhadas com tiras de linho e por vezes essas tiras poderiam medir 1.6 km de comprimento.
5 – A Necrópole de Gizé está mais próxima dos subúrbios da cidade do Cairo do que a maioria das pessoas pensam.
6 – A pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé é a maior pirâmide egípcia. Esta estrutura tem 146.7 metros de altura e é considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
7 – A Grande Pirâmide de Gizé foi construída para servir de sepultura para o rei Khufu e foram precisos mais de 20 anos para terminar a sua construção. Nesse processo, foram utilizados mais de 2.3 milhões de blocos.
8 – Ainda existem várias câmaras e passagens no interior da Grande Pirâmide de Gizé que nunca foram exploradas devido a dificuldades de acesso.
9 – Ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam, a maior pirâmide do mundo (em área) está localizada no México (Pirâmide de Tepanapa) e não no Egito.
10 – Os gatos eram considerados animais sagrados e os egípcios acreditavam que ter gatos em casa traria boa sorte para toda a família.
11 – No Antigo Egito, tanto os homens como as mulheres usavam maquilhagem. Geralmente utilizavam tinta verde (feita à base de cobre) ou preta (à base de chumbo). Para além de proteger contra o sol, eles acreditavam que a maquilhagem tinha poderes de cura.
12 – Não se sabe exatamente quantos hieróglifos eram utilizados pelos egípcios mas os arqueólogos já encontraram mais de 700. Estes hieróglifos eram utilizados para transmitir mensagens escritas e foram eles que permitiram à sociedade moderna saber um pouco mais sobre a sua civilização.
13 – Os egípcios inventaram as folhas de papiro, sistemas de irrigação, a foice, pasta de dentes e desenvolveram a comunicação escrita através de hieróglifos entre muitas outras invenções.
14 – Os egípcios foram a primeira civilização a utilizar o relógio (relógio de sol). Para além disso, também foram capazes de dividir o ano em 365 dias e 12 meses.
15 – A troca de alianças de casamento como símbolo de amor e compromisso é uma tradição que foi iniciada no Antigo Egito.
16 – O egípcios acreditavam e adoravam mais de 1000 deuses e deusas.
Egito Atual
17 – 90% do território do Egito é deserto. O deserto do Saara, que é o maior deserto quente do mundo, corresponde a uma parte considerável do seu território.18 – O Egito é um país extremamente seco e recebe entre 20mm e 200 mm de precipitação média anual ao longo da sua costa mediterrânica. Contudo, mais a sul do pais esses valores caem para praticamente 0 mm.
19 – Por ser um país tão seco, aproximadamente 95% da sua população vive próximo do rio Nilo.
20 – A taxa de alfabetização do Egito é de 73.9% (87.1% para os homens e 65.8% para as mulheres).
21 – Atualmente o Egito tem uma população de 97 550 000 habitantes, sendo por isso o 14º país mais populoso do mundo.
22 – A maior parte da população árabe do mundo vive no Egito.
23 – O Egito controla o Canal de Suez, que é um canal que permite a navegação de navios entre o mar mediterrâneo e o Oceano Índico. Este canal, permite que navios viajem entre a Europa e a Ásia Meridional sem terem necessidade de navegar à volta de África, reduzindo desta forma a distância da viagem marítima entre o continente europeu e a Índia em cerca de 7 mil quilômetros.
24 – O Cairo para além de ser a capital do Egito, é a sua cidade mais populosa e a maior cidade do continente africano.
25 – O islamismo é a religião dominante no Egito sendo que cerca de 90% da população é muçulmana.
26 – Aproximadamente 12% da população deste país trabalha na área do turismo, que é uma das suas principais fontes de rendimento.
27 – Em 2011 mais de 846 pessoas morreram e 6000 ficaram feridas durante a revolução egípcia. Esta revolução foi desencadeada pela crescente violência policial, desemprego, corrupção, falta de liberdade de expressão e más condições de vida.
28 – O futebol é o desporto favorito dos egípcios.
30 fatos sobre o Egito
Alêm da cultura milenar o Egito hoje é um país com costumes diferentes dos ocidentais. A seguir um pouco desse modo de vida.
Publicado 01/07/2017
O Egito antigo mantém seus mistérios que são interessantíssimos, porém, na sociedade atual e majoritariamente muçulmana há também curiosidades e fatos que são muito diferentes aos olhos ocidentais. Todavia, apesar dessa variedade de costumes, o respeito deve sempre prevalecer principalmente porque os egípcios são muito educados e abertos para contar sobre a sua cultura e para aceitar culturas diferentes. Aqui vão algumas constatações sobre o modo de vida egípcio atual:
1- Não se pode beber na rua ou em lugares abertos e nos “bares” é difícil encontrar bebida (é proibido na religião muçulmana utilizar bebida alcoólica).
2- Homens e mulheres comemoram e ficam tristes em jogos de futebol com o mesmo fervor brasileiro e inclusive tem musicas que cantam nos jogos. Contudo, ao invés da cervejinha, eles bebem chá e fumam o que chamam de Chicha (conhecido no Brasil como Narguilé).
3- O Narguilé, sim, é popular em todos os bares e estabelecimentos e, além disso, é totalmente aceito fumar cigarro (e a Shisha) em locais fechados.
4- As mulheres no Cairo podem escolher se querem utilizar ou não o Hijab (véu na cabeça), portanto há famílias que tem irmãs onde uma utiliza o véu e outra não. Porém em cidades mais interioranas a situação é mais conservadora.
5- Há bares em que apenas homens podem entrar.
6- A maioria das baladas só permite mulheres que não utilizam Hijab. Isso se deve também ao fato de que as mulheres mais abastadas não costumam usar o véu.
7- Muitas mulheres utilizam o Hijab diariamente porém no dia de seus casamentos decidem deixar seus cabelos à mostra, outras não. É questão de escolha.
8- Normalmente quem usa o adereço na cabeça cobre o corpo mostrando apenas as mãos, pés e cabeça.
9- Em shoppings, parques e locais públicos há sempre revista de seus pertences e maquinas de raio-x
10- No metro há a ala feminina onde só mulheres podem entrar (e meninos pequenos) e a área mista onde todos podem entrar.
11- Mesmo em filas para comprar ingresso para atrações, muitas vezes há uma fila para as mulheres e outra para os homens.
12- Em pontos turísticos sempre há o preço egípcio e o preço para estrangeiros que costuma ser cinco vezes maior do que o primeiro.
13- Eles dizem que “não há homossexuais na sociedade egípcia” mas na verdade os gays se escondem e só revelam sua orientação sexual a pessoas muito próximas.
14- O assédio sexual, principalmente com estrangeiros, é muito forte a ponto do motorista de Uber ou do seu vizinho lhe perguntarem se podem te beijar mesmo depois de você dizer que é casada.
15- Os Egípcios são muito solícitos e tentam te ajudar sempre que podem, seja ao dar informações, leva-los a pontos turísticos ou para falar com o Uber ou taxi quando esses não falam inglês. Muitas vezes isso advém de sua natureza, porém outras vezes, eles esperam gorjeta por essa “troca”.
16– Pelas leis do país, um homem pode ter até três mulheres, principalmente se a primeira ou a segunda não lhe derem filhos, mas isso não é nada comum ou aceito pelas mulheres. Normalmente um homem que se casa pela segunda vez esconde da primeira e se for descoberto, isso pode até gerar um divórcio com a primeira esposa. É uma bigamia consentida pelo estado.
17- Na maioria das famílias é proibido namorar, então os casais se escondem dos pais e são super discretos perante a sociedade (não é comum nem dar as mãos em público). O namoro só vem à tona quando o rapaz pede a mão da mulher em noivado para a família, que pode aceitar ou não o casamento.
18- É proibido beijar na rua, se você for pego em tal ato pode ir para a delegacia.
19- É comum os homens não aceitarem se casar com mulheres que não são mais virgens, portanto se você é egípcia e pretende se casar com um homem tradicional, mantenha sua virgindade!
20- Embora haja essa tensão entre homens e mulheres na questão de namoro, ambos os sexos podem ser amigos sem problema e sair para jantar e fazer outros programas em grupos.
21– O trânsito no Cairo é caótico, não há muitas faixas ou sinalizações nas ruas e quando há, elas não são respeitadas, sendo que é comum a cada corrida de carro você sofrer alguns quase acidentes.
22- Não é lei no Egito a necessidade de usar cinto de segurança ou de ter um número mínimo de passageiros nos carros.
23– É comum no Egito fazer apenas duas refeições, uma ao acordar e outra por volta das 18 horas.
24- Há cantos que são disseminados pelas mesquitas cinco vezes ao dia e que são ouvidos na cidade toda. Então é hora de os muçulmanos pararem o que estão fazendo e irem rezar. Muitos, porém, não podem rezar naquele momento (por estarem trabalhando, dirigindo, etc) então eles rezam as cinco vezes obrigatórias pela religião em outro horário, embora nem todos cumpram essa regra. Mesmo assim, com o barulho da Mesquita, todos desligam as musicas e sons que estão ouvindo por sinal de respeito.
25- No Cairo muitas pessoas falam inglês e é comum em diversas universidades os alunos terem aulas em inglês.
26- Os egípcios comem muito pão e é comum comer pão com feijão, faláfel e até batata frita.
27- Há alguns cristãos ortodoxos no Egito (cerca de 20%), mas esses também levam a sua religião a sério, inclusive cobrindo o cabelo quando vão a missa. Religião no Egito é extremamente relevante na vida das pessoas.
28– As mulheres trabalham, estudam e tem uma vida comum. De acordo com os egípcios elas não são vistas como inferiores, apenas tem que ser mais “protegidas” do que os homens.
29- Muitos dos médicos egípcios são homens e como eles não podem tocar no corpo das mulheres, há uma dificuldade em se obter diagnósticos de certas doenças.
30– Como todo caso há sua exceção, alguns egípcios e egípcias bebem, vão a baladas (o que não é nada comum) e fazem tatuagens (o que é proibido no Islamismo). Muitos questionam a sociedade em que vivem e principalmente a maioria das mulheres são contra o assédio em que presenciam.
43 Curiosidades sobre o Egito
A terra dos faraós é repleta de fatos interessantes. Selecionamos algumas curiosidades sobre o Egito que talvez você desconheça. confira:
- O calendário de 365 dias foi inventado pelos egípcios.
- Quando você vai comprar absorvente num mini mercado ou na farmácia, eles sempre colocam o pacote de absorvente em sacolas pretas (para ninguém ver).
- O rio mais longo do mundo é o Rio Nilo.
- Egito é considerado a hollywood do Oriente Médio.
- Domingo é dia útil, fim de semana engloba sextas e sábados.
- Egípcios amam futebol, e uma dos atletas mais famosos do mundo é egípcio: Mohamed Salah.
- No Egito eles consomem muito pombo.
- Mulheres fazem depilação por completo.
- Cairo é a cidade que nunca dorme (muitos estabelecimentos ficam abertos durante a noite).
- O Cairo é considerada a maior cidade da África e do Oriente Médio.
- No Egito existem 7 oásis.
- No Metrô existe vagão exclusivo para as mulheres.
- No Cairo Antigo existe um largo cemitério no meio da cidade conhecido como “Cidade dos Mortos”.
- Não há telas de proteção nas varandas e janelas (um perigo para as crianças!)
- A cidade de Aswan tem em torno de 3863 horas de sol por ano, sendo a terceira cidade mais ensolarada do mundo.
- A barragem alta de Aswan é a maior do mundo.
- Egípcios comem foul (fava) no café da manhã.
- O idioma oficial do Egito é o árabe egípcio mas existem vários dialetos principalmente entre os povos que vivem no deserto.
- O Egito tem mais de 100 milhões de habitantes.
- Os egípcios são muito supersticiosos.
- Egípcios gostam de andar no meio da rua, e raramente andam na calçada,
- Não há acessibilidade nas ruas ou edifícios, dificultando muito o acesso dos portadores de necessidades especiais.
- No Egito há uma grande produção de azeite de oliva.
- Nas atrações turísticas, os egípcios pagam o ingresso mais barato do que o turista estrangeiro.
- No Sul do Egito, tem pessoas que criam crocodilo como animal de estimação.
- O Egito está localizado na África e na Ásia.
- As refeições são feitas em horários peculiares: café da manhã ao meio dia e almoço às cinco da tarde.
- Existe censura no Egito.
- Não existe namoro.
- Domingo é dia útil.
- O trânsito é caótico e a maioria não respeita as leis de trânsito.
- Dar gorjeta é uma prática comum no país.
- Em alguns estabelecimentos há filas diferentes para homens e mulheres.
- Egípcios tomam chá várias vezes ao dia.
- As pirâmides de Gizé ficam localizadas num bairro popular.
- O prato mais famoso do país é vegano.
- Os egípcios não decoram suas casas com temáticas do Egito Antigo.
- Nos shoppings, hotéis e prédios públicos há revista e raio x para verificar se você não é um(a) criminoso(a).
- No Aeroporto só pode entrar quem trabalha no local ou passageiros que vão embarcar, as pessoas se despedem umas das outras na porta de entrada do aeroporto.
- As férias escolares de verão duram cerca de 3 meses.
- O Grande Museu Egípcio é o maior museu de arqueologia do mundo.
- Não existe perfume de cleópatra (isso é só um nome para fazer propaganda).
- Em Mokkatam existe uma antiga igreja caverna que fica dentro de um local conhecido como “cidade do lixo”.
50 curiosidades sobre o Egito Antigo
O Egito antigo nos causa grande fascinação, desde suas belíssimas pirâmides, até a cultura do seu magnífico povo.
Hoje você vai conferir 50 curiosidades sobre uma das mais antigas civilizações que existiu no nosso planeta.
1- Os antigos egípcios eram muito tolerantes a problemas de ordem genética e médica. O nanismo, por exemplo, era muito comum entre eles. Entretanto, os anões eram muito respeitados. Amenemope, um faraó da 21ª Dinastia, escreveu que os cuidados pelos idosos, doentes e com problemas físicos era uma questão moral.
Os faraós vestiam barbas falsas, metálicas, para imitar a aparência de Osíris, que de acordo com a mitologia, tinha o dever de julgar os mortos.
As mulheres do Egito Antigo usavam excremento de crocodilos como método contraceptivo. Hoje sabemos que as fezes dos crocodilos são levemente alcalinas, como os espermicidas atuais. Por isso, talvez a técnica funcionasse.
Existe muitas indicações que apontam que os antigos egípcios eram gênios da matemática e astrologia. Foi descoberto, por exemplo, que a localização das pirâmides de Giza se alinham perfeitamente com o Cinturão de Orion.
Alguns faraós mandavam cobrir seus escravos de mel, para que as moscas ficassem presas no corpo dos escravos, e não os incomodassem.
Os egípcios gostavam de gastar o tempo livre jogando jogos de tabuleiro. Existem vários jogos, como ‘Mehen’ e ‘Mancala’. Entretanto, o mais famoso é o ‘Senet’, um dos jogos mais antigos do mundo, datando de cerca de 3100 a.C.
A higiene e aparência eram muito importantes para os antigos egípcios. Os homens costumam depilar todo o corpo, e usavam flores e aromas. Como era de se imaginar, os faraós é que ficavam com as fragrâncias mais luxuosas.
O Rio Nilo foi de imensa importância para o Egito Antigo, já que era a principalmente fonte de água do Egito.
O monumento conhecido como Agulha de Cleópatra é um obelisco gigante, transportado de Alexandria para Nova Iorque em 1881. O monumento sofreu mais danos durante o curto tempo em território estadunidense do que em seus 3 mil anos no Egito. A poluição e chuvas ácidas são os imprescindíveis culpados pelos danos.
10- As mulheres, no Egito Antigo, tinham direitos praticamente iguais aos homens, à exceção de suas ocupações. As mulheres podiam casar e se divorciar com quem quisessem; podiam ficar nos empregos que quisessem, mas tinham algumas limitações; administravam propriedades; compravam e vendiam o que queriam e podiam viajar livremente.
Os hieróglifos levavam muito tempo para ser produzidos, e eram empregados apenas nos textos mais importantes, como inscrições em túmulos. Textos comuns eram escritos em hierático, uma forma simplificada dos hieróglifos.
Uma das estruturas mais famosas feitas por seres humanos, a Grande Pirâmide de Giza foi construída com aproximadamente 2,5 milhões de blocos de calcário, pesando cerca de 2,6 toneladas cada. O total de massa da pirâmide é de mais de 6,3 milhões de toneladas.
Um dos faraós mais famosos do Egito, Ramses II reinou o país por 60 anos, e acredita-se que tenha sido pai de 100 filhos. Ele morreu aos 90 anos, uma idade extremamente avançada para a época.
A palavra “faraó” pode ser traduzida para “casa grande”. Ela era utilizada para se referir ao palácio do rei e sua grandeza, e não para o rei especificamente.
Um dos mitos mais comuns sobre o Antigo Egito é que quando um faraó morria, suas famílias, servos e oficiais eram enterrados vivos com eles. Esse tipo de sacrifício humano realmente ocorreu algumas vezes durante a história do Egito, mas não era uma prática comum.
Homens e mulheres se maquiavam no Antigo Egito. Mas nem tanto por beleza, e sim para se proteger do vento e da areia, igualmente queimaduras do sol.
Quando um corpo humano era mumificado, todos os órgãos internos eram removidos do corpo, à exceção do coração. Os egípcios acreditavam que o coração era a fonte da sabedoria humana, igualmente as emoções, memória, alma e a personalidade.
Os egípcios foram os primeiros a adotar o ano de 365 dias, semelhante ao ano solar. Eles fizeram isso para saber quando o Rio Nilo iria inundar. O primeiro calendário foi feito aproximadamente em 3000 a.C.
As pirâmides do Egito não apenas são as mais velhas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas são igualmente as únicas que sobrevivem até hoje. Um provérbio árabe captura perfeitamente a resistência das pirâmides: “O homem teme o tempo, o tempo teme as pirâmides”.
20- Os gatos eram as criaturas mais sagradas para os antigos egípcios. Quando um gato morria, cada membro da família cortava suas próprias sobrancelhas em sinal de luto. Gatos mortos ocasionalmente eram mumificados e enterrados em um cemitério especial.
Poucas mulheres alcançaram o status de governantes do Antigo Egito. Algumas das mais notáveis rainhas foram Nefertiti, Hatsheput, Neithikret, Sobekneferu e a mais famosa Cleópatra.
Cleópatra foi descrita como uma mulher de beleza incrível, alguém a quem era brilhante observar. Entretanto, estudos recentes baseados nos seus bustos e retratos em moedas sugerem que ela possuía uma aparência “comum”, com um visual possivelmente masculino e com nariz de gancho.
Um mito popular conta que foram os soldados de Napoleão que quebraram o nariz da Esfinge. Entretanto, esboços da Esfinge, criados décadas antes de Napoleão, indicam que o nariz já não estava presente há mais tempo. Mesmo hoje não sabe bem quem ou o que causou a queda do nariz do monumento.
Muitas pessoas pensam que a tumba de Tutankhamon estava intacta quando Howard Carter a descobriu em 1922. Mesmo que “Tut” não tenha sido um grande faraó, seu túmulo recebeu vários tesouros valiosos. Entretanto, sua tumba não estava intacta, e já havia sido roubada várias vezes durante a antiguidade.
Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.
No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir bênção ao casamento.
Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.
As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.
30- Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.
As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais coloridos, misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.
Os meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.
Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.
Os sarcófagos dos faraós eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.
O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito.
No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente.
As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.
O faraó Aquenáton (Amenófis IV), que governou o Egito Antigo entre 1353-1336 a. C., tentou instituir o monoteísmo. Este faraó tinha por objetivo tirar o poder dos sacerdotes, instituindo o culto a um deus único: Aton. Como ele seria o único representante deste deus na Terra, concentraria também todo poder. Porém, a tentativa não foi para frente, sendo abandonada pelos governantes seguintes.
Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.
40- Um faraó nunca deixava que seu cabelo fosse visto, ele sempre usava uma coroa ou uma espécie de touca chamada de nemes (o ornamento listrado que ficou famoso por estar presente na máscara dourada de Tutankamon.
Embora os antibióticos só tenham aparecido no século 20, a medicina popular antiga já combatia infecções, só que utilizando elementos presentes no dia a dia da época, como alimentos mofados ou terra. No Egito Antigo, por exemplo, as infecções eram tratadas com bolor de pão.
Os egípcios ricos da época usavam perucas enquanto as pessoas das demais classes sociais possuíam o cabelo comprido e frequentemente usavam tranças. Até os 12 anos de idade, os meninos egípcios tinham a cabeça raspada, exceto por uma mecha de cabelo – era como uma proteção contra pulgas e piolhos.
Os egípcios acreditavam que a Terra era plana e redonda (como uma panqueca) e que o Rio Nilo corria bem no meio do planeta.
Os soldados egípcios eram usados como uma força policial interna. Além disso, eles também coletavam impostos para o faraó.
A primeira pirâmide construída pelos egípcios antigos (a Pirâmide de Degraus de Djoser, edificada por volta do ano 2600 aC) era originalmente cercada por uma parede de 10 metros de altura. O muro possuía também 15 portas, e apenas uma delas de fato abria.
Os egípcios antigos desenvolveram seus próprios preservativos há mais de 3 mil anos, feitos de linho colorido e imersos em azeite. Eles também fizeram uso da membrana do intestino de animais, como ovelhas, para prevenir doenças infecciosas.
Independentemente do seu status de gênero ou social, os egípcios antigos usavam cosméticos. A maioria dos produtos tinha uma base de óleo feita com frutas ou nozes moídas. Eles também usaram sabão feito de natrão, um tipo de pasta feita com cinzas ou argila. Quanto aos cabelos, eles os cobriam com óleo, ou até mesmo raspavam a cabeça e usavam perucas.
Óleos, massas, tâmaras, cebolas, alho, linhaça, endro, mirra, ópio, bem como vários minerais, como sais de chumbo, antimônio e cobre, foram utilizados pelos antigos egípcios para fins medicinais. Eles também usavam carne, cérebro e sangue dos animais. Todos esses medicamentos eram cozidos ou administrados em leite, vinho ou cerveja.
Os egípcios antigos desenvolveram sua própria matemática há cerca de 5 mil anos, usando hieróglifos e escritos hieráticos, em oposição aos vários sistemas numéricos em uso em todo o mundo hoje em dia. O exemplo mais convincente da proeza matemática egípcia antiga pode ser encontrado no templo de Abu Simbel. Duas vezes por ano, os rostos do faraó Ramsés II e dos deuses Amun e Ra são iluminados pelos raios do Sol.
50- A fim de manter suas casas frescas, os antigos egípcios penduravam panos molhados nas portas e janelas. Quando ventava ou havia uma brisa, suas casas ficavam mais agradáveis graças ao resfriamento evaporativo.
CONFIRA TAMBÉM: As pirâmides do Egito por um outro ângulo
70 Curiosidades sobre o Egito
Se você é fascinado pelo Egito e por toda sua história e cultura, confira aqui uma lista com 70 curiosidades incríveis sobre o país. 26/11/2020
Mais sobre Cultura
O que você sabe sobre o Egito? Localizado no nordeste da África, o Egito abriga uma das primeiras e maiores civilizações do mundo, com um reino unificado surgindo pela primeira vez em torno de 3.200 A.C. Com uma população estimada em mais de 99 milhões, é o país mais populoso do mundo árabe, e a terceira nação mais populosa da África.
A maior parte da atividade econômica ocorre ao longo do Vale do Rio Nilo, onde a pequena quantidade de terras aráveis da nação reside ao longo das margens do rio mais longo do mundo.
O Turismo, agricultura e manufatura são indústrias importantes. As incertezas sociais e políticas afetaram negativamente a economia do Egito, desacelerando o investimento estrangeiro e indústrias como o turismo.
Você precisa ver: As 10 pirâmides mais impressionantes do mundo para você visitar
70 Curiosidades sobre o Egito
Muitos sonham em visitar as pirâmides, mas há muito mais para explorar e ver no Egito. Aqui estão 70 fatos interessantes sobre o Egito!
- O Egito é um país transcontinental. A península do Sinai forma uma ponte terrestre entre os continentes africano e asiático.
- A maior cidade do Egito é o Cairo. Cerca de 21 milhões de pessoas vivem na área metropolitana da capital do Egito.
- Cairo é a segunda maior cidade do continente africano, depois de Lagos, na Nigéria.
- O Egito é o país com mais árabes falando no mundo.
- A Universidade al-Azhar é a universidade mais antiga do Egito. A Universidade do Islã foi fundada em 975.
- O Nilo é o rio mais longo do mundo. O Nilo vai do Mar Mediterrâneo ao norte do Cairo.
- O canal de Suez, finalizado em 1869, liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho do Oceano Índico.
- O Mar Vermelho é o nome das águas que circundam a península do Sinai.
- As três maiores cidades do Egito são Cairo, Alexandria e Gizé.
- A montanha mais alta do Egito é Gabal Katrîne, também chamada de Monte Catarina, com 2.629 metros.
- A montanha mais alta do Egito está localizada na península do Sinai.
- Nas proximidades, o mosteiro de Santa Catarina é um dos mais antigos mosteiros em atividade no mundo.
- A maior parte da paisagem do Egito é dominada por desertos.
- Alguns oásis estão pontilhando o deserto.
- Egito e Sudão são os países mais orientais do deserto do Saara.
- O clima do Egito é principalmente quente e seco. As chuvas ocorrem nos meses de inverno, quando até mesmo podem ser esperadas quedas de neve nas montanhas da península do Sinai.
- Quase todas as pessoas no Egito (99%) viver em 5% da área terrestre do país. Poucas pessoas vivem em oásis no deserto.
- O Egito abriga a maior população dos países árabes.
- No Egito, a maioria das pessoas são egípcios, grupos étnicos menores incluem turcos, gregos e berberes.
- O Islã é a religião do Estado do Egito. No entanto, a população do Egito era principalmente cristã até o século VII, antes do condado ser islamizado. Hoje o Egito é um país predominantemente muçulmano, enquanto os cristãos coptas são uma minoria.
- Os muçulmanos egípcios de hoje são principalmente muçulmanos sunitas.
- O árabe é a língua oficial no Egito, mas a maioria das pessoas (68%) falar um dialeto árabe egípcio distinto.
- O egípcio, porém, é a língua que foi falada na região no Antigo Egito.
- Os primeiros exemplos escritos desta língua datam de cerca de 3000 a.C.
- Hoje, as principais línguas estrangeiras ensinadas na escola são inglês e francês.
- A principal fonte de água no Egito é o Nilo, já que as chuvas são escassas.
- Hoje, o país conta principalmente com sistemas de irrigação para cultivo de culturas.
- As águas do Nilo são reguladas pela represa de Aswan desde a década de 1960.
- A represa de Aswan é um dos maiores reservatórios de água artificial do mundo, com uma parede de barragem de barro.
- Antes da construção da represa, o Nilo transbordava frequentemente, e forneceu água suficiente para as comunidades que vivem ao longo do rio.
- Hoje, as mudanças climáticas e o aumento dos níveis de água são um grande desafio para o país.
- Os principais produtos agrícolas do Egito são frutas e legumes, algodão, arroz, milho e trigo.
- O Egito é conhecido por seu algodão de alta qualidade.
- Os principais parceiros comerciais são os Emirados Árabes Unidos, a China, o Reino Unido e os EUA.
- O Egito é um dos maiores produtores de petróleo e gás natural da África. O país exporta principalmente petróleo bruto e derivados de petróleo, bem como produtos agrícolas e têxteis.
- A culinária egípcia utiliza principalmente vegetais e frutas como tomate, courgettes de feijão (abobrinha), berinjela (berinjela), quiabo, uvas e tâmaras, além de especiarias como cominho, alho e coentro.
- Pratos vegetarianos são muito comuns no país.
- O pão pita é servido com todas as refeições.
- Na região do Mediterrâneo, bem como no vale do Nilo, peixes e frutos do mar estão disponíveis.
- Frango e cordeiro são as carnes mais populares, mas bastante caras.
- O Egito abriga muitos animais, como camelos, burros, cavalos, ovelhas e cabras, bem como gazelas, linces do deserto e raposas do deserto que vivem principalmente nas áreas do deserto.
- O ibex núbio é uma espécie em extinção e apenas poucas dessas gazelas vivem nas montanhas rochosas da península do Sinai.
- A vida marinha é abundante no Egito. Golfinhos, tartarugas, raios e tubarões são abundantes nas águas oceânicas do Egito.
- Mais de 1.200 espécies de peixes, muitas em cores brilhantes, e mais de 300 espécies de corais podem ser encontradas no Mar Vermelho, que é um dos melhores locais de mergulho do mundo.
- Cairo é a maior cidade do Egito, e abriga muitos marcos famosos. Lá você pode encontrar a Torre do Cairo, a Cidadela e o Museu Egípcio.
- No século X, Cairo era o centro do mundo islâmico. Assim, muitos edifícios islâmicos, como mesquitas, madrassas ou hammams podem ser explorados.
- A Mesquita Do Sultão Hassan Madrassa é outro marco icônico do Cairo.
- O complexo de pirâmides de Gizé fica a apenas 13 km de Cairo, e pode até ser visto da cidade.
- As pirâmides e a Grande Esfinge fazem parte da Necrópole de Gizé.
- A Grande Pirâmide é a pirâmide mais alta, e foi construída no Egito Antigo por volta de 2650 a.C.
- Alexandria é a segunda maior cidade do Egito, abrigando mais de 5 milhões de pessoas.
- A cidade foi fundada por Alexandre, o Grande, em 331 a.C.
- O farol de Alexandria (Pharos) foi uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
- Este também é o local que já foi a Grande Biblioteca, a maior biblioteca dos tempos antigos estava de pé.
- O antigo pilar de Pompeu e a esfinge estão entre os monumentos antigos mais conhecidos de Alexandria.
- Thebes é uma antiga cidade egípcia que já foi a capital do Egito durante os reinos Médio e Novo.
- Nas ruínas encontramos a cidade de Luxor.
- O templo de Karnak está localizado no complexo de Thebes.
- O museu ao ar livre em Karnak contém reconstruções dos edifícios e templos do local.
- Vale dos Reis fica perto de Luxor, no lado oeste do rio Nilo.
- Esta é a localização de 64 túmulos e câmaras que já foram cortadas nas rochas.
- Lá foram enterradas as nobres famílias e reis do Novo Reino.
- Entre as tumbas mais famosas estão as do faraó Tutankamon e do faraó Ramsés VI.
- O Monte Sinai é chamado pelos moradores de "Jabal Musa".
- Esta montanha na península do Sinai é considerada o lugar onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos.
- Os fósseis encontrados no 'Vale das Baleias' são evidências da evolução das baleias, mostrando a transição de animais terrestres para animais oceânicos.
- No Egito, existem sete patrimônios mundiais da UNESCO, seis sítios culturais e o Wadi-Al-Hitan, um patrimônio natural da humanidade.
- Sharm El Sheik, na Península do Sinai é um dos resorts turísticos mais populares do Egito.
- O resort faz fronteira com o Mar Vermelho e é famoso por seus magníficos locais de mergulho e praias deslumbrantes.
- Cairo serviu como capital do Egito por mais de 1.000 anos, mas o governo está construindo uma nova capital cerca de 45 quilômetros a leste para ajudar a aliviar o congestionamento no Cairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário