Doenças respiratórias


Resfriado, gripe, rinite e sinusiteNesta época do ano, entre o outono e o inverno, é muito comum sofrermos com problemas nas vias respiratórias. Quando o nariz começa a escorrer e a entupir, e a garganta começa a incomodar, vem a pergunta: é resfriado ? Gripe ? Ou rinite ? E aquela dorzinha de cabeça: é a sinusite ?
O resfriado e a gripe são causados por vírus, com sintomas como obstrução e secreção nasal, irritação na garganta, dores musculares, mal-estar e febre. Na gripe, os sintomas são mais intensos, de duração mais prolongada, com febre mais alta.
A rinite é caracterizada pela inflamação do revestimento interno do nariz, a mucosa nasal. Pode ter inúmeras causas, sendo a principal a alérgica, e também pode fazer parte de um resfriado ou gripe. Nas crises de rinite alérgica, os sintomas nasais aparecem isolados, sem sintomas sistêmicos como dores musculares ou febre.
Nas sinusites, a inflamação acomete, além da mucosa nasal, a mucosa dos seios paranasais, apresentando, além dos sintomas nasais, secreção espessa, tosse, e dores na face em sua fase aguda. A grande maioria das sinusites agudas cura após tratamento adequado. É importante ressaltar que nem toda dor de cabeça na fronte é uma sinusite! Muitas pessoas, acreditando na cultura popular e por não terem a orientação adequada, acreditam ser “portadoras” de sinusite. Assim, a orientação médica é importante para o diagnóstico e tratamento correto dos sintomas.
O tratamento dos resfriados e gripes é basicamente sintomático. São infecções auto-limitadas, ou seja, o próprio organismo combate o vírus, e cura a doença. Os antibióticos estão indicados somente quando há indícios de infecção bacteriana concomitante, o que pode ser diagnosticado somente por um médico.
A rinite alérgica deve ser acompanhada por um médico, que avaliará a medicação adequada para cada caso. As medidas de controle ambiental são essenciais: evitar contato com agentes alérgicos, como poeira, ácaros, fumaça de cigarro e poluição.
Em todos os casos, a lavagem nasal com soro fisiológico sempre é indicada, pois ajuda na eliminação de secreções não saudáveis, e também na eliminação das partículas de sujeira (poeira, ácaros, poluição) que perpetuam o processo inflamatório nasal.
E como não pegar resfriados ou gripes ? Não há uma formula definitiva ! É comum que os adultos tenham, em média, de dois a quatro resfriados por ano, e crianças, de seis a oito. Evite aglomerações em ambientes fechados: os vírus circulam mais facilmente nesses locais. Se você é alérgico, o seu controle é fundamental, já que as crises de alergia podem facilitar os resfriados e as gripes. E o mais importante: mantenha-se saudável, hidratando-se e alimentando-se bem, cultivando um sono reparador, e agasalhando-se adequadamente. Vamos aproveitar o Dia Nacional da Saúde e começar a nos cuidar melhor !


Ácaro






Doenças respiratórias
Determinadas doenças afetam especificamente os órgãos do sistema respiratório. Vamos conhecer as mais comuns, os principais sintomas e como evitá-las.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos do nosso corpo que tem a função de realizar as trocas gasosas necessárias ao funcionamento do corpo humano. Basicamente, esse sistema leva oxigênio às células e elimina o dióxido de carbono produzido por elas.
O sistema respiratório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, pulmões, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Abaixo, uma figura que ilustra os órgãos do sistema respiratório.


As doenças respiratórias são aquelas que afetam algum(ns) dos órgãos que constituem o sistema respiratório. Essas doenças vão interferir no funcionamento adequado desses órgãos.
Existem vários fatores que contribuem para o aumento na incidência de doenças dessa natureza. Nas grandes cidades, por exemplo, o alto índice de monóxido e dióxido de carbono influenciam diretamente no desencadeamento dessas doenças. Além da poluição, outros fatores influenciam no surgimento ou aparecimento de doenças respiratórias, tais como: alergias provocadas por fungos e ácaros, fatores genéticos, fumo e infecções causadas por vírus.
As enfermidades do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, resfriado, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, tuberculose e pneumonia.

Abaixo uma breve descrição dessas doenças


Bronquite Crônica 

Ocorre nos brônquios, a respiração torna-se curta e os acessos de tosse são constantes. 

Rinite Alérgica 

É uma inflamação do revestimento interno das cavidades nasais oriunda de processos alérgicos, produz muco em excesso. 

Sinusite 
É uma inflamação das cavidades dos ossos da face, em que bactérias invadem as fossas nasais, podem causar dor na face e corrimento nasal mucoso (algumas vezes com pus). 

Asma
É uma doença respiratória em que a constrição dos brônquios e a inflamação de sua mucosa impedem e/ou limitam a passagem do ar, causando dificuldade respiratória. 

Gripe
É uma infecção do sistema respiratório. A gripe é uma doença comum e possui como principais sintomas a febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. O tratamento da gripe é feito por meio de antitérmicos e analgésicos. 

Resfriado
O resfriado é extremamente comum e pode ser ocasionado por diversos tipos de vírus e é mais propício no inverno. Os principais sintomas são: coriza, sensação de garganta seca, febre e olhos avermelhados e, em alguns casos, lacrimejantes. 

Enfisema
É a obstrução completa dos bronquíolos. Uma pessoa com enfisema pulmonar possui os alvéolos maiores e rígidos, sente dificuldades até para fazer atividades simples como vestir-se ou barbear-se. 

Câncer de Pulmão 

É a expansão ou transformação do tecido do pulmão em um tumor maligno. Esse tipo de câncer é o mais comum e o principal fator para o seu desencadeamento é o tabagismo, responsável por 90% dos casos. O câncer de pulmão ocorre mais em homens. Os principais sintomas são: tosse persistente, encurtamento da respiração, escarro com sangue e rouquidão. 

Tuberculose
É transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e é a doença infecto-contagiosa que ocasiona mais mortes no Brasil. Os principais sintomas são: tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito e falta de apetite. Para prevenir-se da tuberculose, deve-se evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite também. O tratamento é feito com antibióticos. 

Pneumonia
Infecção ou inflamação pulmonar causada por diversas espécies de bactérias, fungos ou vírus. O micro-organismo se instala nos pulmões e os sintomas são: febre alta, falta de ar, dores no peito e expectoração de catarro. O tratamento é feito com antibióticos e, em casos mais sérios, com internação.
Essas são as doenças respiratórias mais comuns. Para preveni-las, existem atitudes muito simples, como limpar bem o ambiente, removendo ao máximo toda poeira; manter os lugares bem arejados; evitar uso de cortinas e carpetes; não fumar e sempre ingerir muita água.
Existem também alguns alimentos que podem ser associados à dieta pessoal para a prevenção dessas doenças. Alimentos ricos em cobre e zinco são os mais recomendados, pois atuam como anti-inflamatório, anti-infeccioso e antioxidante. Alguns alimentos ricos em zinco ou cobre são: levedura de cerveja, cogumelos, farelos, cereais integrais, marisco, abacate e ostras.

Nenhum comentário:

Visitas

Flag Counter

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Postagens + visitadas

Blogger da Bianca Peres

Blogger da Bianca Peres
Bιᥲᥒᥴᥲ Pᥱrᥱs ⒷⒾⒶ ✿❀☮