Unhas quebradiças, que se quebram ao menor toque, que não tem a força necessária para ficarem bonitas; que estão feridas ou que não conseguem crescer mais que o limite dos dedos. Todos estes problemas tão habituais podem fazer parte do passado com estes remédios e conselhos naturais para endurecer as unhas.
Receitas caseiras para unhas mais fortes
Se você é uma dessas pessoas que sem ter as unhas pintadas elas se quebram, pode apostar nestes remédios naturais para endurecê-las. Todos são muito eficientes e vale a pena provar.
Remédio de cebola crua para endurecer as unhas: embora seja verdade que o aroma que solta a cebola não é nada agradável e que o processo pode te fazer chorar, também é necessário dizer que se trata de um remédio eficaz para que as unhas fiquem muito mais fortes. Além disso, nada se compara com o trauma de sempre ver as mãos desagradavéis. Corte uma cebola pela metade, faça um buraco no centro e coloque as unhas lá uns 15 minutos, depois lave as suas mãos (o cheiro pode ficar impregnado, por isso é aconselhável fazê-lo à noite ou no fim de semana).
Remédio de óleos naturais para endurecer as unhas:principalmente o óleo de amêndoa, mas todos os óleos essenciais são muito bons. Coloque em um recipiente duas colheres e misture com duas colheres de azeite de oliva. Com um algodão, vá “pintando” as unhas e deixe que absorva o óleo. Repita isso até três vezes ao dia.
Remédio de alho para endurecer as unhas: também pode ser desagradável o odor como no caso da cebola, ninguém disse que a beleza era simples. Coloque alguns dentes de alho bem picados em um copo de água. Deixe repousar e mergulhe as unhas nele durante 20 minutos. Repita isso duas vezes ao dia.
Remédio de alecrim para fortalecer as unhas: para esta receita você irá precisar de duas colheres de alecrim e uma xícara de água. Ferva durante cinco minutos e retire do fogo, deixando que esfrie alguns minutos. Coloque a infusão em um recipiente e mergulhe as unhas nele por 10 minutos. Repita duas vezes por semana.
Remédio de aloe vera para revitalizar as unhas: a aloe vera tem múltiplas propriedades, com certeza você já até conhece. Neste caso, te ajudará a melhorar a condição das unhas em pouco tempo. Você precisará de uma colher de gel de aloe vera e três gotas do azeite de oliva. Misture bem ambos e mexa até que se integrem completamente. Molhe uma bola de algodão e passe sobre as unhas. Deixe que absorva e repita quantas vezes considerar necessárias.
Loção de pepino para as unhas quebradiças: bata um pepino no liquidificador sem retirar a casca. O suco que obtenha coloque em um recipiente, no qual você colocará as pontas dos dedos uns minutos todos os dias durante uma semana.
Loção de cavalinha para as unhas fracas: o único que você precisa é fazer uma infusão com um punhado cavalinha com uma xícara de água e mergulhar as unhas nela, quando estiver morna.
Remédio caseiro de gérmen de trigo: esquente em um recipiente quatro colheres de óleo de gérmen de trigo em banho maria por alguns minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente umas gotas de suco de limão. Introduza os dedos por dez minutos.
Remédio caseiro de azeite de oliva, mel e ovo: três elementos muito nutritivos e com propriedades fantásticas. Misture em um recipiente uma colher de azeite oliva, uma de mel e uma de gema de ovo até obter uma pasta homogênea. Aplique sobre cada unha fazendo uma suave massagem. Deixe atuar meia hora e limpe com um pouco de água.
Remédios “express” para as unhas: Opte por qualquer destes remédios instantâneos: introduzir as unhas em um suco de limão duas vezes ao dia; esfregar as unhas com um dente de alho; esfregar um algodão molhado no iodo branco deixando secar bem; mergulhar as unhas em um recipiente com vinagre de maçã todos os dias, de preferência antes de dormir.
Dicas para unhas bonitas e fortes
Além de escolher qualquer um dos remédios caseiros indicados anteriormente, é bom que você leve em conta (e cumpra) os seguintes conselhos, se você deseja unhas mais fortes:
Utilize um removedor de esmalte que não contenha ingredientes que danifique a saúde de suas unhas. Ainda que a acetona seja muito eficiente para remover o esmalte, existem opções mais saudáveis.
Consuma lácteos e alimentos que contenham cálcio, proteínas e vitaminas A e E, além de tomar 8 copos de água por dia. Leve em conta que as unhas quebradiças podem significar um alto grau de estresse ou má alimentação.
Não mantenha as mão molhadas por muito tempo. Para lavar a roupa ou os pratos, utilize as luvas; não fique muito tempo na ducha e com água quente. Utilize uma proteção para as suas mãos quando for limpar o jardim ou a casa.
Lixe de forma regular as unhas, de forma quadrada e sempre em uma mesma direção. Se possível, que a lixa não seja de metal. Pinte com endurecedor (você mesma pode criar um, acrescentando um dente de alho triturado a um esmalte transparente).
Retire o esmalte das unhas por completo, usando além do removedor de esmalte, sabão e água morna. Seque com toalha de algodão e massageie com azeite de oliva.
Não abra latas ou coce com as unhas, utilize elementos apropriados para isso.
Não morda as unhas porque além de não crescerem,descascarão ao estar em contato com a saliva constantemente.
Dicas para fortalecer unhasEntre os dramas estéticos que mais incomodam as mulheres estão as temidas unhas fracas. Caracterizadas pelo aspecto quebradiço e poroso, elas ainda podem apresentar problemas, como manchas, ondulações e cor amarelada.
1. Tire férias dos esmaltes
Unhas saudáveis não reagem negativamente ao contato com o esmalte, mas inevitavelmente ressecam pelo uso excessivo de acetona ou de removedores.
2. Aposte na base fortalecedora
Ao contrário de óleos ditos milagrosos, como o de cravo, muitas vezes oferecidos por manicures, a base fortalecedora tem sua eficácia cientificamente comprovada.
3. Use luvas nos serviços domésticos
Basta usar luvas impermeáveis em todos os serviços de casa, desde uma simples louça até a higienização de um banheiro.
4. Corte e lixe as unhas
O corte deve deixar os cantos retos e a unha deve ficar de um tamanho que ao encostar os dedos em uma superfície plana, você sinta apenas a unha entrar em contato com o objeto e não a ponta dos dedos. Já a lixa deixa a lâmina mais uniforme, evitando que enganche e lasque. O procedimento deve ser feito a cada cinco ou sete dias.
5. Equilibre sua alimentação
"As unhas são ricas em proteína e podem ser prejudicadas se o organismo da pessoa estiver em desequilíbrio, o que pode ser causado por uma dieta pobre ou mal elaborada", explica a dermatologista Roseli Andrade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste caso, a especialista recomenda investir em uma alimentação variada e rica em ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B (limão, mamão e pera) e zinco (nozes, ostras e caranguejo).
6. Use hidratantes nas mãosUma unha desidratada quebra e abre suas lâminas com facilidade. Para combater o problema, nada melhor do que um bom hidratante. "Seu uso promove uma maior maleabilidade das fibras da proteína, impedindo que se rompam com facilidade", aponta Roseli. A dermatologista aconselha um reforço especial do produto na base das unhas, sobre as cutículas, onde há maior absorção dos nutrientes. Na hora de escolher o hidratante, prefira os que contêm óleos essenciais e ureia.
7. Poupe as cutículasA cutícula é uma pele que protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias e, por isso, não deve ser retirada. Entretanto, por fins estéticos, já se tornou rotina eliminá-la toda vez que se vai à manicure. Por isso, a dermatologista Roseli aconselha que ao fazer as unhas, a cliente peça para que nem toda a cutícula seja cortada. "Retire apenas o excesso e verifique se os utensílios foram esterilizados", diz. Fique atento também à espátula que empurra a cutícula. Ela pode causar traumas nas unhas se não for manuseada com cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário