Descubra se você tem esquizofrenia
Pessoas esquizofrênicas são imunes à essa ilusão visual.
Ver a frente a partir da parte de trás de uma máscara pode ser mais difícil do que parece. Graças a um efeito chamado ilusão da máscara oca, o cérebro pode ter problemas para decidir se a imagem é convexa ou côncava.
Mas, ao que parece, nem todo mundo se esforça para determinar corretamente a orientação da máscara. Uma pesquisa mostra que as pessoas com esquizofrenia são imunes ao efeito – uma descoberta que significa que a ilusão pode fornecer um teste de diagnóstico para a doença.
The rotating mask illusion
A máscara tenta enganar o seu cérebro para que você veja duas máscaras diferentes, uma de cada lado da rotação. Se você pode ver essas duas máscaras, fique tranquilo, você não tem esquizofrenia. Os cérebros de pessoas esquizofrênicas veem a parte oca da máscara como ela realmente é.
No estudo, os voluntários foram monitorados em um scanner fMRI (Ressonância Magnética Funcional) conforme eles olharam para fotos. Algumas destas eram fotos normais de rostos, mas outras tinham sido invertidas como na ilusão da máscara oca. Todos os participantes com esquizofrenia puderam distinguir entre os dois tipos de imagens, enquanto que os voluntários sem a condição foram enganados 99% das vezes.
Pessoas com esquizofrenia, condição que afeta cerca de 1% da população, já são conhecidas por serem imunes a certas ilusões visuais. A imunidade à ilusão da máscara oca, diz Danai Dima, da Escola Hannover de Medicina, na Alemanha, sugere que a interpretação das informações é diferente em pessoas com esquizofrenia.
“O termo” esquizofrenia “foi cunhado há quase um século para significar a divisão de diferentes domínios mentais, mas a ideia agora mudou mais para a conectividade entre áreas do cérebro”, diz Dima.
A teoria que prevalece é que a percepção é composta por três componentes principais: estímulos sensoriais; a produção interna dos conceitos; e um componente de controle, o qual cobre a interação entre os dois primeiros componentes. “Nosso estudo fornece mais provas de ‘desconectividade’ entre estes componentes nos cérebros de pessoas com esquizofrenia.”
Em espectadores saudáveis, a ilusão é tão poderosa que, mesmo quando ciente da ilusão, eles são incapazes de ver a face côncava – a mente simplesmente a vira de volta. Embora a ilusão seja forte para rostos, ela não funciona bem com outros objetos, ou mesmo com rostos de ponta-cabeça. Este viés é provavelmente devido à relação especial que nós, seres humanos, temos com rostos. Muitos neurocientistas acreditam que temos regiões do cérebro dedicadas ao processamento de rostos, e algumas lesões cerebrais podem deixar os pacientes incapazes de reconhecer rostos, apesar de sua visão e outras memórias permanecem intactas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário